quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PUBLICIDADE NA INTERNET

Mas afinal, o que é publicidade na internet?


Primeiramente, vamos definir o que é publicidade.
Publicidade define a divulgação de uma marca, um produto, um serviço ou uma ideia para a maior quantidade de pessoas que se quer atingir, ou seja, o seu público alvo. 
É o modo de levar a sua empresa/marca/produto ao conhecimento dos clientes, pois se ninguém conhece, não compra e a empresa não lucra.
A propaganda é a ferramenta pela qual a publicidade atua, ela está presente no nosso dia a dia, em jornais, revistas, banners, televisão, rádio e também na internet.


Publicidade na internet

Publicidade na internet ou publicidade online é a divulgação de um produto, serviço, marca ou ideia pela internet, podendo ser feita em redes sociais, sites e e-mails, e esse meio é o mais utilizado entre jovens e adultos, mais que mídias impressas como jornais e revistas.
Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais conectadas na internet e estar fora dela é considerado ultrapassado para os negócios.

Achamos interessante a matéria “Publicidade no meio digital avança no Brasil e agrada aos consumidores” do site JBCC – Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação, para ler acesse o link: 
MARKETING VIRAL


Agora vamos falar sobre o Marketing Viral para podermos entender um pouco mais da publicidade na internet. 

O Marketing Viral ou Publicidade Viral são estratégias publicitárias que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir maior divulgação da marca. 

Pode ser utilizado também para descrever alguns tipos de campanhas de marketing baseadas na internet, incluindo o uso de blogs, de sites, e de várias outras formas para criar o rumor de um novo produto ou serviço. O termo publicidade viral se refere à ideia de que as pessoas passarão e compartilharão conteúdos divertidos.
Muitas vezes, a técnica de marketing viral é patrocinada por uma marca, que busca construir conhecimento de um produto ou serviço, e para isso usam várias ferramentas como videoclipes, jogos em flash, imagens, textos etc.
Alguns especialistas em marketing e publicidade afirmam que o marketing viral é uma estratégia de risco, porque o seu resultado é muitas vezes imprevisível, e causa uma reação negativa da parte do público. O marketing viral só faz sentido quando faz parte da estratégia de posicionamento e da cultura da empresa.

O Marketing Viral pode ocorrer através de vários métodos de transmissão: de boca em boca, através da web (onde existem links que servem para partilhar informação com amigos), através de email, programas mensageiros como googletalk e bluetooth. Além disso, existem empresas que oferecem recompensas para pessoas que consigam convencer amigos a partilhar a informação.

Fonte:

http://www.significados.com.br/marketing-viral/


3 PRINCIPAIS FORMAS DE PUBLICIDADE NA INTERNET


Youtube é a maior mídia publicitária de vídeos online, onde os acessos são gratuitos, qualquer pessoa e empresa podem postar vídeos, sejam eles caseiros, pessoais, marcas, produtos, reclamações, sugestões, tutoriais..., enfim, o mundo inteiro em apenas um clique, desde que todos respeitem os termos impostos pelo próprio Youtube.
Antes de iniciar cada vídeo, é passado um anúncio de algum produto/marca/empresa e o usuário tem a opção de assistir ou pular essa propaganda. Através desse tipo de publicidade, o internauta passa a conhecer melhor os produtos anunciados, as novidades no mercado e com isso, as empresas só tendem a lucrar cada vez mais, mas todo cuidado é pouco, essa mesma mídia – Youtube – que ajuda a aumentar as vendas, também pode acabar de vez com a marca, se houver reclamações postadas por parte do consumidor, por isso as empresas devem ficar de olho a todo momento e ficar atenta às opiniões dos usuários, para então, melhorar e crescer cada vez mais no mercado.

Se você quer aumentar seu negócio, faça seu vídeo e publique no Youtube, aproveite enquanto ainda é de graça! ;)

Um exemplo que virou marketing viral foi um case da Nokia, em 2012, para anunciar seu novo modelo de smartphone na época, o Nokia 808 PureView, e foi uma das melhores jogadas de publicidade.
Trata-se de um vídeo em que o jovem Daniel relata que conheceu Fernanda em uma balada e logo se apaixonou, pediu o telefone dela, porém o perdeu e, por conta disso, pede ajuda nas redes sociais para tentar encontrar Fernanda.
Assista aos dois vídeos da peça publicitária contando essa história, criada pela Nokia, é bem divertido e parece ser real, tanto que enganou muitos que assistiram e torceram pelo casal, mas no final, se decepcionaram quando descobriram se tratar de um anúncio da empresa.

Nokia - Perdi meu amor na balada (parte 1 - início)

Nokia - Perdi meu amor na balada (parte 2 - final)


Atualmente o Facebook é a maior rede social que vem crescendo entre os internautas!
Nele você pode postar fotos, vídeos, escrever sobre seu dia a dia, como está se sentindo, reencontrar pessoas do seu passado, fazer novas amizades, compartilhar gostos em comum, criar grupos, trocar ideias, elogiar, criticar, reclamar, namorar... enfim, pode-se quase tudo!
O usuário também pode criar páginas de seu próprio negócio, vender produtos, serviços; empresas e marcas também criam suas páginas, e isso tudo de graça!

Esse site mostra 18 dicas para criar seu Marketing Viral no Facebook:


ANÚNCIOS MODULARES


Anúncios Modulares são aqueles banners e janelas pop-ups que aparecem quando entramos em um portal como, por exemplo: Globo, UOL, Terra, IG, MSN, Yahoo, etc.
Muitos internautas acham esse tipo de propaganda bem chata e se incomodam, principalmente com as janelas pop-ups, algumas vezes quando o usuário clica para fechar essas benditas, acaba fechando o navegador, ou então surgem outras janelas e até parecem não ter fim, para isso existem alguns aplicativos que bloqueiam esse tipo de propaganda, mas para as marcas esse tipo de publicidade é necessária para ajudar a divulgar seus produtos, então vamos tentar ser compreensíveis, afinal, o mundo no qual vivemos gira em torno de PUBLICIDADE!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário