sexta-feira, 5 de setembro de 2014

CONCEITO MVV – PÓS TESARAC, WALTER LONGO
Importância para as marcas e para as Agências de Publicidade e Propaganda.


Primeiramente, TESARAC quer dizer mudança profunda.
É um termo criado pelo autor norte-americano Shel Silverstein para descrever períodos da história onde ocorrem mudanças sociais e culturais significativas, em que a situação e a sociedade se tornam mais confusas e caóticas até conseguirem se reorganizar.
Nesta fase, sentimos o período de mudança, que algo está acontecendo, reconhecemos o que “já era”, mas ainda não conseguimos saber o que “vai ser”. 


MVV junta publicidade – o M é de Madison Avenue, a meca das agências, em Nova York–, entretenimento – o V é de Vine Street, rua dos grandes estúdios de TV e cinema em Hollywood – e interatividade – o V é de Valley, Silicon Valley [Vale do Silício], coração de toda a tecnologia da internet.[...] Não dá mais para primeiro fazer a propaganda e depois ver o que acontece. A gente vai ter de pensar, desde o princípio, nas formas de conquistar a atenção do consumidor com base nesse tripé.” – Walter Longo, evangelista da maior, agência de publicidade brasileira, a Young & Rubicam.

O conceito MVV é de grande importância para as marcas e Agências de Publicidade e Propaganda, pois o mercado consumista vem crescendo com novos e modernos produtos, procurando sempre agradar seus clientes e “forçá-los” a consumir cada vez mais, principalmente após o surgimento da internet, meio do qual as marcas e agências publicitárias usam e abusam das propagandas para conseguir mais consumidores.

De acordo com Walter Longo, a partir de uma ideia, pura e sem paradigmas, cria-se uma campanha tendo como base esse tripé: Publicidade, entretenimento e interatividade.
“Hoje o cliente não sabe o que quer, porque não sabe tudo o que pode querer – Walter Longo”, o consumidor acaba ficando perdido em meio a tantas informações, marcas, propagandas, muitos não sabem distinguir o que é realmente verdadeiro ou se há algo inventado e aumentado.

A Internet tem o maior poder publicitário da história, Só ela permite ter informação, comunicação e transação num mesmo veículo. – Walter Longo”, podemos buscar qualquer tipo de informação que esta chega em questão de segundos, além do consumidor poder ter o livre acesso para poder opinar sobre qualquer assunto.

“A propaganda nasceu para informar pessoas e auxiliá-las em suas decisões de consumo. Com o passar do tempo, a mensagem foi ficando cada vez mais curta e a propaganda passou a ter as funções de posicionar marca, criar imagem, de lançar novidade, abandonando a função informativa. [...] Por isso, várias coisas vão ter de acontecer: primeiro, a propaganda, de alguma forma, vai ter que se integrar ao conteúdo. A segunda é o crescimento dos documercials e, advertorials, respectivamente programas e artigos feitos por empresas para dar todas as informações sobre seus produtos. E a terceira coisa é a inclusão de conteúdo nos intervalos de TV, rádio, revista, financiada por anunciantes. A sinergia entre publicidade e conteúdo deve crescer muito. Mas é importante dizer isso com todas as letras, jamais enganando o consumidor.” – Walter Longo.

Portanto, o conceito MVV deve ser aplicado de forma a ajudar no crescimento das marcas e do mercado publicitário.


Entrevista completa com Walter Longo:
http://walterlongo.com.br/images/110.pdf



Um bom exemplo de MVV, é o case da Batata Ruffles – Elma Chips, da empresa Pepsico,  quando criou a promoção “Faça-me um sabor” que teve inicio no dia 26 de Fevereiro de 2011 e terminou no dia 31 de Dezembro de 2011.

A promoção consistia em escolher um novo sabor para o salgadinho. 
Para participar, as pessoas deveriam mandar a sugestão do novo sabor para o hotsite da Ruffles e concorreriam aos prêmios:

- 1 Certificado de Ouro no valor de R$ 20.000,00;
- 1 Certificado de Ouro adicional no valor de R$ 30.000,00;
- 1 Certificado de Ouro no valor de 1% do resultado líquido de vendas do produto criado, que se estima em R$ 50.000,00.

O 2º e 3º lugar receberão 1 Certificado de Ouro no valor unitário de R$ 20.000,00



Foram escolhidos 3 sabores finalistas:


- MOSTARDA COM MEL
- STROGONOFF
- YAKISSOBA

Essas três opções foram postas à venda de julho a setembro para votação do público e a preferida do permaneceria no mercado por pelo menos mais três meses.

Ao final, o sabor vencedor foi o Strogonoff, sugestão enviada pelo paulista Helder Lanzoni, O prêmio foi entregue durante evento realizado no dia 15/10, no Restaurante Figueira Rubaiyat.


“A PepsiCo é uma empresa inovadora e “Ruffles: Faça-me um sabor” é um de nossos maiores exemplos de inovação. Incluímos nosso consumidor no processo de criação de um sabor que ele goste e consuma, sendo ouvido e atendido por nós”, comenta a diretora de marketing da PepsiCo, Renata Figueiredo. “Nossos consumidores são o componente mais importante da marca e atendê-los é um grande prazer”, completa Renata.

A ação promocional foi coordenada pela agência Bullet, que também criou o sitepromocional, com divulgação das novas embalagens criadas pela Narita Design, e divulgação por meio de vídeo veiculado em TV aberta, criado pela agência AlmapBBDO, que também coordenou o conteúdo nas redes sociais.

Essa promoção teve interatividade entre a marca e os usuários na mídia e nas redes sociais, o que prova que cada vez mais fica impossível conviver com a internet nos dias de hoje.



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