Imagina uma propaganda divertida!?!
Você está lá de boa, navegando na internet, fuçando as redes sociais... quando aparece aquela propaganda chata, e o que você faz? Fecha, ignora, claro! Você quer é se divertir, tem outras coisas mais legais pra ver, pra se preocupar, então pra quê ficar vendo esses anúncios irritantes?!?
Muitas pessoas não curtem propagandas, acham chatas, mudam de canal, pulam os anúncios no youtube, ignoram nos sites... mas, e se você pudesse se divertir com os anúncios? Algo que te prendesse a atenção, que te viciasse como... UM JOGO!!
Quem teve a brilhante ideia de unir publicidade aos jogos, foi um gênio, concordam?
Você joga no computador, no tablet, no celular, online, na tv, nos consoles, enfim... então por que não jogar também com as marcas e, ao mesmo tempo, trazendo publicidade a elas!
Estamos falando de ADVERGAMES que são jogos específicos criados para divulgar uma marca/produto/serviço, e geralmente esses joguinhos são divertidos e viciantes, as marcas acertam em cheio!
Mas se você pensa que esses joguinhos são recentes... se enganou!!!
Na década de 1980, as empresas aderiram a esse formato com games desenvolvidos inclusive para consoles.
Foi o caso do Atari e do game Pepsi Invaders, um jogo exclusivo criado pela Coca-Cola em referência ao clássico Space Invaders, que fez bastante sucesso na época e marcou uma grande mudança no mercado de publicidade.
E acompanhando as novas tecnologias móveis e a internet, principalmente redes sociais como o Facebook, as empresas usam e abusam desses joguinhos para divulgarem sua marca!
Um exemplo de Advergame muito divertido, lançado para as plataformas Android e iOS é o Bola Azul – do canal famoso Porta dos Fundos do Youtube: Neste jogo você é o adolescente "Marcelo", e seu objetivo é passar pelas fases levar a filha do Gorilão para o cinema, e assim enfrentando vários obstáculos.
Você pode baixar esse joguinho nesse link:
Como o nosso projeto é sobre o sabonete Palmolive, pensamos em uma ideia para advergame que seria um mascote, estilo Pou (aquele bichinho virtual para celular, foi uma febre quando lançaram, aposto que você tinha um! =P), mas seria somente voltado para limpeza, começaria sendo um filhote, e os produtos para limpeza seriam apenas os sabonetes Palmolive de todas as fragrâncias, e conforme o mascote fosse limpo, dependendo da cor e fragrância dos sabonetes usados, ele mudaria de forma, cor, tamanho... mas isso seria uma surpresa e ainda, poderia surgir algum outro mascotinho no final!
Nesse vídeo explica sobre o Advergame e mostra alguns exemplos, curti muito:
Agora você já sabe, toda vez que você ver uma marca/produto/serviço em um jogo, pode ter certeza de que é um ADVERGAME!!!
Até a próxima! o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário