Com o surgimento das redes sociais, as empresas aproveitam em cheio para fazer a propaganda das suas marcas e produtos, não mais tão sutilmente como antes, mas atualmente de formas mais diretas, para atrair cada vez mais a atenção do público-alvo e os consumidores em geral, e para isso usam as redes sociais mais utilizadas como o Facebook e o Twitter.
No Facebook as propagandas são utilizadas no formato de banner lateral, como no exemplo:
Podemos notar ao lado direito que o facebook mostra os produtos e páginas pesquisados pelo usuário na própria máquina acessada, Tudo que você procurou no Facebook, seja pessoa, página ou evento, fica guardado no seu perfil, para alguns isso pode ser incômodo, se sentem como se sua privacidade estivesse sido invadida, principalmente se o mesmo computador é acessado por mais de um usuário, e aquele produto ou página que você acessou e queria esconder de alguém, o facebook faz o favor de te delatar! Mas calma, não precisa se desesperar, há uma forma de apagar seus registros de pesquisas, basta seguir os passos citados no tutorial do site UOL Tecnologia, clicando aqui!
Na coluna do meio, podemos notar que primeiramente sempre aparece a atualização do status de algum amigo e abaixo a propaganda de uma página patrocinada, a qual geralmente seus amigos curtiram e é citada como opção para você curti-la também. Mensagem subliminar? Não, não, é apenas propaganda!
Outro tipo de propaganda é em vídeos na timeline dos usuários e em Maio desse ano foi anunciado que o Facebook terá propaganda em vídeos no feed dos brasileiros!
O recurso, chamado “Premium Video Ads”, foi lançado em março deste ano nos Estados Unidos e só agora começa a atingir outros países.
O novo formato permite que anunciantes incluam peças de 15 segundos no feed de notícias das pessoas. Eles são reproduzidos automaticamente ao aparecer na tela, mas não têm som. Fica a critério do usuário decidir se ele pretende ligar o áudio da peça publicitária por meio de um clique. A exibição é cancelada se o usuário continuar a rolar sua timeline sem interagir com o vídeo.
Juntamente com este anúncio, o Facebook revelou novas métricas para vídeos, que têm como objetivo permitir aos anunciantes entenderem como os usuários interagem com a publicidade.
Vídeo mostrando como ficou essas propagandas em vídeos no Facebook:
Agora vamos aos exemplos do Twitter:
Aqui podemos notar que logo no topo há uma propaganda envolvendo o Twitter e uma empresa de telefonia móvel, a qual o cliente tem direito a serviços grátis.
Neste outro exemplo, há propaganda de empresas que o usuário segue e pode aproveitar promoções!
Outro formato de propaganda digital que foi adotado pelo Twitter é o Televisivo.
Para explorar a parceria involuntária que se firmou entre seu serviço e as programações televisivas ao redor do mundo, o Twitter lançou um novo formato de publicidade que funciona como break comercial.
Começou no ano passado, quando a ESPN, patrocinada pela Ford, levou para a rede de microblogs os replays de jogadas ocorridas durante as partidas de futebol universitário. Tudo ao vivo e com pequenas inserções comerciais da montadora.
Durante as finais da NBA, na semana passada, por exemplo, foram exibidos vários replays com propaganda do filme "After Earth", que está para estrear.
Agora, mais de dez empresas passarão a usar esse recurso, batizado de "Twitter Amplify". Estão entre elas A&E, Bloomberg TV, Discovery, VEVO, Warner Music, Vice, entre outras. BBC America, Fox e The Weather Channel já testavam a novidade.
DEMAIS FONTES PESQUISADAS: